segunda-feira, 11 de março de 2013

Propriedades Funcionais da Matéria

          São propriedades características de um grupo de substâncias que apresentam entre sí um número de propriedades semelhantes. São propriedades que estão presentes em um determinado conjunto de substâncias. Dentre as propriedades funcionais da matéria podemos citar as FUNÇÕES INORGÂNICAS.

          As funções inorgânicas apresentam um certo número de características semelhantes.Podemos citar quatro tipos de funções inorgânicas:

1 - ÁCIDOS: Todos os ácidos tem como características o sabor AZEDO.
CUIDADO: Esse conceito não serve de pretexto para você sair experimentando tudo que é acido para constatar seu sabor azedo. Alguns ácidos são extremanente tóxicos e causar lesões graves e até mesmo levar a morte. Portanto tenha muito cuidado. Fiquemos com as substâncias ácidas mais comuns como limão, laranja, abacaxi, maracujá, vinagre, suco de uva, etc. Cosntata-se que essas substâncias realmente tem sabor azedo, logo dizemos que são substâncias ácidas.
         
          Há também as substâncias ácidas mais fortes, como é o caso dos ácidos usados em laboratóriosque são altamente tóxicos,  ÁCIDO CLORÍDRICO ( HCl )  e o ÁCIDO SULFÚRICO ( H2SO4 ).                                                                                                                                            

             
                                                    
Ácido Clorídrico HCl
Ácido Sulfúrico H2SO4




 
                                                               










2- BASES OU HIDRÓXIDOS: As Bases ou Hidróxiodos tem como característica o sabor adstringente, ou seja é uma substãncia que retrai ou contrai os tecidos humanos. Podemos dizer que ao experimentarmos uma substância com caráter básico, temos aquela sensação de boca travada, como se estivéssemos comido um caqui verde ou uma banana verde.

CUIDADO: O memo conselho dado para os ácidos, também serve para as BASES, então não saia experimentando tudo por aí para ver se tem característica de BASE. Assim como os ácidos, existem algumas bases que são extremamente tóxicas podendo causar lesões gravíssimas e irreversíveis e até levar a morte. Um exemplo de substância com caráter de BASE ou HIDRÓXIDO que é letal se ingerido é o HIDRÓXDIO DE SÓDIO ( NaOH ), conhecido popularmente como SODA CAUSTICA.
Existe  um exemplo de hidróxido que é usado como medicamento laxante e antiácido estomacal que é o chamado HIDRÓXIDO DE MAGNÉSIO ou popularmente conhecido como LEITE DE MAGNÉSIA.



3 - ÓXIDOS: São compostos formados por dois elementos ( São os chamados compostos BINÁRIOS ), sendo que o elemento OXIGÊNIO é um deles, e estará sempre à direita da fórmula. A seguir cito alguns exemplos de fórmulas de óxidos bem como seus nomes e aplicações:

- CO2,  DIÓXIDO DE CARBONO, conhecido popularmente como gás carbônico. No estado sólido é chamado Gelo Sêco. Esse composto é o gás dos refrigerantes.

- CO, MONÓXIDO DE CARBONO. Gás venenoso que pode causar a morte. Esse gás se origina pela combustão imcompleta. Se inalado em grande quantidada, se liga a hemoglobina do sangue e impede a passagem de oxigênio para o cérebro, levando a morte em poucos minutos. É um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

- CaO, ÓXIDO DE CÁLCIO - Conhecido popularmente por CAL. Utilizada na fabricação da argamassa, na fabricação do vidro. A chamada CAL VIRGEM ou CAL viva é muito utilizada para se fazer doce de abóbora.
                               CO2 - gás dos refrigerantes
 Gelo Seco - CO2 Sólido

4 - SAIS: São compostos formados pela  reação entre um ÁCIDO  e uma BASE.
            
                           ÁCIDO   +   BASE  =  SAL  +   ÁGUA


EXEMPLOS DE ALGUNS TIPOS DE SAIS E SUAS APLICAÇÕES

NaCl, CLORETO DE SÓDIO, popularmente conhecido como sal de cozinha. Acho que não preciso citar suas aplicações, não é mesmo?
Cloreto de Sódio- NaCl- Sal de cozinha


NH4Cl, CLORETO DE AMÔNIO, também chamado Sal Amoníaco. Usado na indústria de alimentos na preparação de bolos e bolachas.

MgSO4, SULFATO DE MAGNÉSIO, conhecido por Sal Amargo. É utilizado na indústria farmacêutica como laxativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário