segunda-feira, 18 de março de 2013

ESTUDO DAS MISTURAS

          Mistura corresponde a união de duas ou mais substâncias, são  formadas por dois ou mais componentes.

As misturas podem ser classificadas em HOMOGÊNEAS ou HETEROGÊNEAS.

Misturas homogêneas são aquelas em que não podemos distinguir seus componentes a olho nu, nem com o auxílio do microscópio. Essas misturas caracterizam-se por apresentarem apenas uma fase.
Exemplos: água e sal, álcool e água, ouro e cobre, gasolina e álcool.

Misturas Heterogêneas são aquelas em que podemos distinguir seus componentes a olho nu, ou  com o auxílio do microscópio. As misturas heterogêneas apresentam mais de uma fase.
Exemplos: água e óleo, água e gasolina, areia e álcool, arroz e feijão.

* Fase de uma mistura é toda parte da mistura que pode ser diferenciado pela visão.

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
 
 
 
 1º  ) Decantação:  É utilizado para separar misturas cujos componentes se separam espontaneamente pela ação da gravidade. Nos laboratórios utiliza-se o funil de decantação ou funil de bromo, na separação de misturas formadas por líquidos imiscíveis.
 
2º ) Centrifugação: método que acelera a decantação através de um forte movimento giratório, forçando a parte sólida a se depositar no fundo do recipiente.
 
3º ) Filtração: método utilizado para separar sólidos de líquidos. Nos laboratórios realiza-se, com frequência, a filtração através de papel filtro convenientemente dobrado e adaptado num funil.
 
4º ) Levigação: método utilizado quando há grande diferença de densidade entre os componentes de uma mistura. Consiste na passagem de água sobre a mistura. A água arrasta a fase de densidade menor. A levigação é empregada na separação do ouro das areias auríferas, por exemplo. O ouro tem densidade de 19,5 g/cm3, enquanto que a densidade da areia é de 2,5 g/cm3. O jato de água arrasta a areia, que é mais leve, deixando o ouro.
 
5º ) Ventilação: processo semelhante à levigação e baseado no mesmo princípio: a grande diferença de densidade entre os componentes da mistura. Só que em lugar de líquido ( água ), usa-se uma corrente de ar. É a clássica manobra de um lavrador de cafezal: Ele joga os grãos de café para cima, com o auxílio de uma peneira para que o vento leve as folhas e os outros materiais mais leves. As máquinas de beneficiar arroz e outros cereais usam o princípio da ventilação para separar a palha ou a casca dos grãos.
 
6º ) Separação Magnética: É aplicável em misturas de sólidos quando um dos componentes é atraído por um imã. Por exemplo; passando-se um imã sobre uma mistura de limalha de ferro e areia, o ferro é atraido pelo imã.
 
7º ) Flotação: É um processo utilizado na separação de dois sólidos de densidades diferentes com o emprego de um líquido de densidade intermediária e que não dissolva nenhum dos sólidos. A flotação é muito utilizada para separar um minério de suas impurezas ou ganga, particularmente usada quando o minério for pirita ( Sulfeto de ferro II, FeS ), galena ( Sulfeto de Chumbo II,  PbS), blenda ( Sulfeto de zinco, ZnS ), cinábrio ( Sulfeto de mercúrio II, HgS ) ou calcopirita  ( Sulfeto de cobre II, sulfeto de ferro II, CuS, FeS ). A mistura é triturada e banhada em óleo mineral. Assim os grãos do minério ficam recobertos de óleo, tornando-se mais leves do que a água. Joga-se a mistura em água e os grãos de minério flutuam, enquanto a ganga afunda.
 
8º ) Peneiração ou Tamização: Este método só pode ser aplicado a misturas cujos componentes possuem diferentes tamanhos de granulação. é o que faz o pedreiro ao peneirar areia para ober areias de diversas granulações, isto é, areia fina, areia grossa, etc...
 
9º ) Dissolução Fracionada: Este  processo é baseado nas diferentes solubilidades dos componentes. é um método que visa separar solúveis de insolúveis; basta colocar a mistura em um solvente adequando. Haverá a formação de uma solução chamada fase solúvel, a qual poderá ser separada da fase insolúvel por filtração. Poe exemplo: separar uma mistura de areia e sal. Joga-se a mistura em água. O sal se dissolverá na água e a areia não. 
 
10º) Destilação simples: método utilizado para separar os componentes de uma solução sólido-líquido. Os processo físicos utilizados na destilação são a vaporização e a condensação. A solução é aquecida até a ebulição ocorrendo apenas a vaporização do líquido. O vapor do líquido dirige-se para o condensador, refrigerado a água, onde se  condenesa, sendo, em seguida, recolhido. No final da destilação o líquido encontra-se no frasco coletor e o sólido no balão de destilação.
 
 
11º ) Destilação fracionada: método que separa líquidos miscíveis que não constiturm misturas azeotrópicas. É baseado nos diferentes pontos de ebulição dos componentes que, consequentemente, vão destilar em temperaturas diferentes, na ordem crescente de seus pontos de ebulição: primeiro destila o de menor ponto de ebulição, depois o de maior e assim sucessivamente. Esse escalonamento é acompanhado através de um termômetro. Pelo fato de se recolher uma fração da mistura em cada temperatura, essa separação é chamada  de destilação fracioanada.
 
12º ) Liquefação fracionada: processo utilizado na separação de gases. Baseia-se na diferença dos pontos de ebulição dos componentes da mistura. Através do abaixamento da temperatura os gases são liquefeitos e separados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário