sábado, 9 de março de 2013

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE QUÍMICA


Matéria: Tudo que possui massa e ocupa lugar no espaço. Ex.: Ferro, água, terra, ar, madeira,etc.

Corpo: É uma porção limitada da matéria. É uma parte da matéria. Ex.: Uma tábua de madeira, uma barra de ferro, uma porção de água, um pedaço de borracha, uma chapa de alumínio.

Objeto: É um corpo fabricado para ter aplicações úteis ao homem. Ex.: Uma panela de ferro, uma mesa de madeira, uma janela de alumínio um pneu de borracha.

Substâncias: São os diferentes tipos de matéria encontrados no universo. Ex.: água, ar, vidro, ferro, terra, borracha, petróleo, gás carbônico.
            
                                           PROPRIEDADES DA MATÉRIA

a ) Propriedades Gerais: são propriedades comuns a todo tipo de matéria. São consideradas propriedades gerais: EXTENSÃO, IMPENETRABILIDADE, INÉRCIA, DIVISIBILIDADE.

- Extensão: Propriedade que a matéria apresenta de ocupar lugar no espaço.
- Impenetrabilidade: Propriedade da matéria que determina que dois corpos não podem ocupar ao mesmo tempo o mesmo lugar no espaço.
- Inércia: Propriedade da matéria que define que um corpo parado por  sí só não se movimenta, a menos que uma força externa atue sobre ele. Ela também nos afirma que um corpo que está em movimento por si só não para, a menos que uma força externa atue sobre ele.

-Divisibilidade: Propriedade da matéria que nos afirma que toda matéria pode ser dividida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário