sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Histórico do Átomo e Desenvolvimento das Teorias Atômicas

           A primeira discussão a respeito do átomo, acredita-se que tenha começado  a mais ou menos 500 anos antes de Cristo. Os filósofos gregos Leucipo e Demócrito questionavam se a matéria seria contínua ou descontínua, ou seja se apresentavam ou não um limite de divisão. Depois de um  período de período de discussões, concluíram que a matéria era descontínua, ou seja, apresentava um limite de divisão.
        
          A esse limite de divisão da matéria deram o nome de ÁTOMO, palavra que em grego significa não divisível  ( A= não      TOMO= divide, parte ). Essa ideia dos filósofos gregos era totalmente intuitiva, totalmente desprovida de cunho científico, não era baseada em fatos experimentais, mesmo assim permaneceu inalterada por vários séculos.
 
 
 
TEORIA ATÔMICA DE JOHN DALTON - 1808 
 
          Tendo como base as Leis Ponderais das Reações Químicas, conhecida resumidamente como a lei de Antonie LAVOISIER, que refere o seguinte: " NA NATUREZA NADA SE CRIA, NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA."
          A partir desse conceito John Dalton usando evidências experimentais fez conclusões, muito importantes para a época, sobre o átomo.  Vejamos algumas dessas conclusões:
a ) Toda da matéria é formada por pequenas partículas esféricas maciças, indivisíveis, indestrutíveis e incapazes de serem criadas ou destruídas, que são chamadas átomos.
b ) Os átomos de um mesmo elemento químico são iguais entre si. Tem massa e tamanhos iguais, enquanto que átomos de elementos químicos diferentes são diferentes entre si, ou seja, tem massas e tamanhos diferentes.
c ) Cada substância é formada pela combinação de átomos numa proporção de números inteiros.
d ) As transformações químicas ocorrem por aproximação ou afastamento de átomos.


DESENHO DO ÁTOMO SEGUNDO O CONCEITO  DE DALTON
          O modelo atômico de Dalton lembra uma "bola de bilhar"

modelo de Dalton "bola de bilhar'


   

segunda-feira, 18 de março de 2013

ESTUDO DAS MISTURAS

          Mistura corresponde a união de duas ou mais substâncias, são  formadas por dois ou mais componentes.

As misturas podem ser classificadas em HOMOGÊNEAS ou HETEROGÊNEAS.

Misturas homogêneas são aquelas em que não podemos distinguir seus componentes a olho nu, nem com o auxílio do microscópio. Essas misturas caracterizam-se por apresentarem apenas uma fase.
Exemplos: água e sal, álcool e água, ouro e cobre, gasolina e álcool.

Misturas Heterogêneas são aquelas em que podemos distinguir seus componentes a olho nu, ou  com o auxílio do microscópio. As misturas heterogêneas apresentam mais de uma fase.
Exemplos: água e óleo, água e gasolina, areia e álcool, arroz e feijão.

* Fase de uma mistura é toda parte da mistura que pode ser diferenciado pela visão.

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
 
 
 
 1º  ) Decantação:  É utilizado para separar misturas cujos componentes se separam espontaneamente pela ação da gravidade. Nos laboratórios utiliza-se o funil de decantação ou funil de bromo, na separação de misturas formadas por líquidos imiscíveis.
 
2º ) Centrifugação: método que acelera a decantação através de um forte movimento giratório, forçando a parte sólida a se depositar no fundo do recipiente.
 
3º ) Filtração: método utilizado para separar sólidos de líquidos. Nos laboratórios realiza-se, com frequência, a filtração através de papel filtro convenientemente dobrado e adaptado num funil.
 
4º ) Levigação: método utilizado quando há grande diferença de densidade entre os componentes de uma mistura. Consiste na passagem de água sobre a mistura. A água arrasta a fase de densidade menor. A levigação é empregada na separação do ouro das areias auríferas, por exemplo. O ouro tem densidade de 19,5 g/cm3, enquanto que a densidade da areia é de 2,5 g/cm3. O jato de água arrasta a areia, que é mais leve, deixando o ouro.
 
5º ) Ventilação: processo semelhante à levigação e baseado no mesmo princípio: a grande diferença de densidade entre os componentes da mistura. Só que em lugar de líquido ( água ), usa-se uma corrente de ar. É a clássica manobra de um lavrador de cafezal: Ele joga os grãos de café para cima, com o auxílio de uma peneira para que o vento leve as folhas e os outros materiais mais leves. As máquinas de beneficiar arroz e outros cereais usam o princípio da ventilação para separar a palha ou a casca dos grãos.
 
6º ) Separação Magnética: É aplicável em misturas de sólidos quando um dos componentes é atraído por um imã. Por exemplo; passando-se um imã sobre uma mistura de limalha de ferro e areia, o ferro é atraido pelo imã.
 
7º ) Flotação: É um processo utilizado na separação de dois sólidos de densidades diferentes com o emprego de um líquido de densidade intermediária e que não dissolva nenhum dos sólidos. A flotação é muito utilizada para separar um minério de suas impurezas ou ganga, particularmente usada quando o minério for pirita ( Sulfeto de ferro II, FeS ), galena ( Sulfeto de Chumbo II,  PbS), blenda ( Sulfeto de zinco, ZnS ), cinábrio ( Sulfeto de mercúrio II, HgS ) ou calcopirita  ( Sulfeto de cobre II, sulfeto de ferro II, CuS, FeS ). A mistura é triturada e banhada em óleo mineral. Assim os grãos do minério ficam recobertos de óleo, tornando-se mais leves do que a água. Joga-se a mistura em água e os grãos de minério flutuam, enquanto a ganga afunda.
 
8º ) Peneiração ou Tamização: Este método só pode ser aplicado a misturas cujos componentes possuem diferentes tamanhos de granulação. é o que faz o pedreiro ao peneirar areia para ober areias de diversas granulações, isto é, areia fina, areia grossa, etc...
 
9º ) Dissolução Fracionada: Este  processo é baseado nas diferentes solubilidades dos componentes. é um método que visa separar solúveis de insolúveis; basta colocar a mistura em um solvente adequando. Haverá a formação de uma solução chamada fase solúvel, a qual poderá ser separada da fase insolúvel por filtração. Poe exemplo: separar uma mistura de areia e sal. Joga-se a mistura em água. O sal se dissolverá na água e a areia não. 
 
10º) Destilação simples: método utilizado para separar os componentes de uma solução sólido-líquido. Os processo físicos utilizados na destilação são a vaporização e a condensação. A solução é aquecida até a ebulição ocorrendo apenas a vaporização do líquido. O vapor do líquido dirige-se para o condensador, refrigerado a água, onde se  condenesa, sendo, em seguida, recolhido. No final da destilação o líquido encontra-se no frasco coletor e o sólido no balão de destilação.
 
 
11º ) Destilação fracionada: método que separa líquidos miscíveis que não constiturm misturas azeotrópicas. É baseado nos diferentes pontos de ebulição dos componentes que, consequentemente, vão destilar em temperaturas diferentes, na ordem crescente de seus pontos de ebulição: primeiro destila o de menor ponto de ebulição, depois o de maior e assim sucessivamente. Esse escalonamento é acompanhado através de um termômetro. Pelo fato de se recolher uma fração da mistura em cada temperatura, essa separação é chamada  de destilação fracioanada.
 
12º ) Liquefação fracionada: processo utilizado na separação de gases. Baseia-se na diferença dos pontos de ebulição dos componentes da mistura. Através do abaixamento da temperatura os gases são liquefeitos e separados. 

sábado, 16 de março de 2013

Substâncias Puras e Misturas



          Substância Pura é uma usbstância única. É uma substância que não está misturada. Uma substãncia é considerada pura quando cada porção que a cosntitui apresenta o mesmo aspecto e as mesmas propriedades, ou seja, quando cada porção é formada por partículas iguais. Pode-se dizer resumidamente que uma substância pura é aquela que apresenta propriedades constantes e definidas.

          Podemos classificar as substâncias puras em:

* Substãsncias simples: São substâncias formadas por átomos de mesmo elemento Químico.
Exemplos: Gás oxigênio ( O2 ), Ferro ( Fe ),  gás Cloro ( Cl2 ), Enxofre ( S8 ).

* Substâncias Compostas: São substãncias formadas por átomos de elementos químicos diferentes.
Exemplos: água ( H2O ), cloreto de sódio ( NaCl ), dióxido de carbono ( CO2 ), ácido sulfúrico ( H2SO4 ), glicose ( C6H12O6 ).

    CARACTERÍSTICA DAS SUBSTÂNCIAS PURAS

          Uma característica muito importante a se destacar: - substâncias puras apresentam temperatura constante durante as mudanças de estados físico.

Observe  os gráficos demosntrados abaixo:


GRÁFICO DE AQUECIMENTO DE SUBSTÂNCIA PURA



Gráfico de Aquecimento de uma Substância Pura



GRÁFICO DE RESFRIAMENTO DE SUBSTÂNCIA PURA

 

GRAFICO DE RESFRIAMENTO DE UMA SUBSTÂNCIA PURA

MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO

           A matéria pode apresentar-se na natureza nos estados sólido, líquido ou gasoso.
Alguns tipos de matéria podem mudar de estados físico por influência da variação de pressão ou temperatura. Podemos citar como exemplo a água que pode passar do estado sólido ( gelo ) para o estado líquido através do aquecimento. Se aumentarmos a temperatura da água ainda mais, quando ele atingir uma  alta temperatura ela irá passar para o estado gasoso.

Citemos então algumas mudanças de estado físico;

Fusão: É a passagem de uma substância do estado sólido para o estado líquido por aumento de temperatura.

Solidificação: É a passagem de uma substância do estado líquido para o estao sólido por diminuição de temperatura.

Vaporização: É a passagem  de uma substância do estado líquido para o estado gasoso.
Quando a vaporização ocorre de forma lenta denominamos de evaporação.
Quando a vaporização ocorre de forma rápida denominamos ebulição.

Condensação: É a passagem de uma substância do estado gasoso para o estado líquido.

Liquefação: É a mudança de estado físico em que um gás passa para o estado líquido.

Sublimação: É a passagem de uma substância do estao sólido, diretamente para o estado gasoso.

Ressublimação: É a passagem de uma substância do estado gasoso, diretamente para o estado sólido.

OBS: A maioria dos autores desconsideram o conceito de Ressublimação    e definem que a passagem do estado gasoso para o estado líquido também pode ser denominada Sublimação.

                                 DESENHO ESQUEMÁTICO
 
 
 


quarta-feira, 13 de março de 2013

Fenômenos Físicos

          São fenõmenos que ocorrem e não alteram a natureza íntima da matéria. Quando um fenômeno físico ocorre as características íntimas da substância não se modificam e não há a formação de novas substâncias. podemos citar como exemplos de fenômenos físicos: Rasgar uma folha de papel, queda dos corpos, caminhar, misturar água e sal, misturar água e açúcar, etc.
Os fenômenos físicos muito importantes a serem estudados por nós são AS MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO.

Vejamos:

As substâncias podem ser encontradas na natureza nos estados Sólido, Líquido ou Gasoso.
 
Note no modelo que a diferença entre esses tres estados físicos é a proximidade entre as moléculas.
Quando as moléculas estão muito próximas, dizemos que a substância encontra-se no estado Sólido.
Quando as moléculas estão um pouco afastadas, dizemos que a substãncia encontra-se no estado Líquido. Quando as moléculas estão muito afastadas dizemos que a substância encontra-se no estado Gasoso.
 
Água no estado líquido
                                                 

                                                            
Água no  estado Sólido - gelo             



Água no estado gasoso - nuvem
                                          
Água no estado gasoso

segunda-feira, 11 de março de 2013

Fenômeno Químico

São os  fenômenos que ocorrem provocando a alteração na natureza íntima da matéria. Dizemos que os fenômenos Químicos são irreversíveis. Exemplos: A combustão, fritar um ovo, o amadurecimento de uma fruta; a oxidação dos metais ( formação de ferrugem ), cozinhar, fritar ou assar um alimento reações químicas que são efetuadas em um laboratório.

Alguns exemplos de fenômenos Químicos
                                                                                                      
Oxidação dos Metais- Ferrugem
                                                                                                     


Amadurecimento de uma fruta
Fritar um ovo
                                                                            

      Podemos Citar ainda as Reações Efetuadas nos Laboratórios de Química
Laboratório de Química Colégio Érico Veríssimo - Alvorada -RS




Monitoras do Laboratório - Brenda e Morgana



Monitora Bruna
 
 
Monitora Gabriela

Densidade ou Massa Específica

          Densidade é uma relação entre massa e volume. É o quociente da massa pelo volume ocupado.

          Matematicamente calculamos a densidade pela seguinte expressão matemática.

                d =     m                onde    d = densidade ou massa específica 
                          V                                   unidade: g/mL ou g/cm3


                                                          m= massa;   unidade: g

                                                          V= Volume;  unidade mL ou cm3


                       TABELA DE DENSIDADE DE ALGUMAS SUBSTÂNCIAS


   

Propriedades Específicas

 As propriedades específicas são propriedades caracteristicas de cada substância. Podemos citar como propriedades espacíficas da matéria: dureza, tenacidade, densidade, pontos de fusão, pontos de ebulição.
As propriedades específicas podem ser classificadas em:
FÍSICAS, QUÍMICAS e ORGANOLÉPTICAS.

OBS: Propriedades ORGANOLÉPTICAS são aquelas observadas pelos órgãos dos sentidos, tais como: Tato, olfato, visão, audição.

Analisemos as propriedades específicas da água  (H2O ) pura a temperatura de 4ºC e a pressão de 1 atmosfera, ou seja, ao nível do mar:

Cor  =  INCOLOR  ( sem cor )
Odor = INODORA ( sem cheiro )
Sabor = INSÍPIDA ( sem gosto )
Ponto de Fusão = 0ºC
Ponto de Ebulição = 100ºC
Densidade = 1g/cm3 ou 1g/mL

Propriedades Funcionais da Matéria

          São propriedades características de um grupo de substâncias que apresentam entre sí um número de propriedades semelhantes. São propriedades que estão presentes em um determinado conjunto de substâncias. Dentre as propriedades funcionais da matéria podemos citar as FUNÇÕES INORGÂNICAS.

          As funções inorgânicas apresentam um certo número de características semelhantes.Podemos citar quatro tipos de funções inorgânicas:

1 - ÁCIDOS: Todos os ácidos tem como características o sabor AZEDO.
CUIDADO: Esse conceito não serve de pretexto para você sair experimentando tudo que é acido para constatar seu sabor azedo. Alguns ácidos são extremanente tóxicos e causar lesões graves e até mesmo levar a morte. Portanto tenha muito cuidado. Fiquemos com as substâncias ácidas mais comuns como limão, laranja, abacaxi, maracujá, vinagre, suco de uva, etc. Cosntata-se que essas substâncias realmente tem sabor azedo, logo dizemos que são substâncias ácidas.
         
          Há também as substâncias ácidas mais fortes, como é o caso dos ácidos usados em laboratóriosque são altamente tóxicos,  ÁCIDO CLORÍDRICO ( HCl )  e o ÁCIDO SULFÚRICO ( H2SO4 ).                                                                                                                                            

             
                                                    
Ácido Clorídrico HCl
Ácido Sulfúrico H2SO4




 
                                                               










2- BASES OU HIDRÓXIDOS: As Bases ou Hidróxiodos tem como característica o sabor adstringente, ou seja é uma substãncia que retrai ou contrai os tecidos humanos. Podemos dizer que ao experimentarmos uma substância com caráter básico, temos aquela sensação de boca travada, como se estivéssemos comido um caqui verde ou uma banana verde.

CUIDADO: O memo conselho dado para os ácidos, também serve para as BASES, então não saia experimentando tudo por aí para ver se tem característica de BASE. Assim como os ácidos, existem algumas bases que são extremamente tóxicas podendo causar lesões gravíssimas e irreversíveis e até levar a morte. Um exemplo de substância com caráter de BASE ou HIDRÓXIDO que é letal se ingerido é o HIDRÓXDIO DE SÓDIO ( NaOH ), conhecido popularmente como SODA CAUSTICA.
Existe  um exemplo de hidróxido que é usado como medicamento laxante e antiácido estomacal que é o chamado HIDRÓXIDO DE MAGNÉSIO ou popularmente conhecido como LEITE DE MAGNÉSIA.



3 - ÓXIDOS: São compostos formados por dois elementos ( São os chamados compostos BINÁRIOS ), sendo que o elemento OXIGÊNIO é um deles, e estará sempre à direita da fórmula. A seguir cito alguns exemplos de fórmulas de óxidos bem como seus nomes e aplicações:

- CO2,  DIÓXIDO DE CARBONO, conhecido popularmente como gás carbônico. No estado sólido é chamado Gelo Sêco. Esse composto é o gás dos refrigerantes.

- CO, MONÓXIDO DE CARBONO. Gás venenoso que pode causar a morte. Esse gás se origina pela combustão imcompleta. Se inalado em grande quantidada, se liga a hemoglobina do sangue e impede a passagem de oxigênio para o cérebro, levando a morte em poucos minutos. É um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

- CaO, ÓXIDO DE CÁLCIO - Conhecido popularmente por CAL. Utilizada na fabricação da argamassa, na fabricação do vidro. A chamada CAL VIRGEM ou CAL viva é muito utilizada para se fazer doce de abóbora.
                               CO2 - gás dos refrigerantes
 Gelo Seco - CO2 Sólido

4 - SAIS: São compostos formados pela  reação entre um ÁCIDO  e uma BASE.
            
                           ÁCIDO   +   BASE  =  SAL  +   ÁGUA


EXEMPLOS DE ALGUNS TIPOS DE SAIS E SUAS APLICAÇÕES

NaCl, CLORETO DE SÓDIO, popularmente conhecido como sal de cozinha. Acho que não preciso citar suas aplicações, não é mesmo?
Cloreto de Sódio- NaCl- Sal de cozinha


NH4Cl, CLORETO DE AMÔNIO, também chamado Sal Amoníaco. Usado na indústria de alimentos na preparação de bolos e bolachas.

MgSO4, SULFATO DE MAGNÉSIO, conhecido por Sal Amargo. É utilizado na indústria farmacêutica como laxativo.

sábado, 9 de março de 2013

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE QUÍMICA


Matéria: Tudo que possui massa e ocupa lugar no espaço. Ex.: Ferro, água, terra, ar, madeira,etc.

Corpo: É uma porção limitada da matéria. É uma parte da matéria. Ex.: Uma tábua de madeira, uma barra de ferro, uma porção de água, um pedaço de borracha, uma chapa de alumínio.

Objeto: É um corpo fabricado para ter aplicações úteis ao homem. Ex.: Uma panela de ferro, uma mesa de madeira, uma janela de alumínio um pneu de borracha.

Substâncias: São os diferentes tipos de matéria encontrados no universo. Ex.: água, ar, vidro, ferro, terra, borracha, petróleo, gás carbônico.
            
                                           PROPRIEDADES DA MATÉRIA

a ) Propriedades Gerais: são propriedades comuns a todo tipo de matéria. São consideradas propriedades gerais: EXTENSÃO, IMPENETRABILIDADE, INÉRCIA, DIVISIBILIDADE.

- Extensão: Propriedade que a matéria apresenta de ocupar lugar no espaço.
- Impenetrabilidade: Propriedade da matéria que determina que dois corpos não podem ocupar ao mesmo tempo o mesmo lugar no espaço.
- Inércia: Propriedade da matéria que define que um corpo parado por  sí só não se movimenta, a menos que uma força externa atue sobre ele. Ela também nos afirma que um corpo que está em movimento por si só não para, a menos que uma força externa atue sobre ele.

-Divisibilidade: Propriedade da matéria que nos afirma que toda matéria pode ser dividida.




sexta-feira, 8 de março de 2013


ÁTOMOS  E SUAS PARTÍCULAS FUNDAMENTAIS
 
 
 
      O átomo apresenta uma região central chamada NÚCLEO  e apresenta também uma região periférica que fica ao redor do NÚCLEO que é chamada ELETROSFERA.
O NÚCLEO do átomo apresenta PRÓTONS e  NÊUTRONS.
A ELETROSFERA  do átomo apresenta os ELÉTRONS.
 
 Os PRÓTONS  tem carga POSITIVA.
     Os ELÉTRONS  tem carga NEGATIVA.
  Os NÊUTRONS não apresentam carga.
 
 
 
 


O que a Química Estuda?




       Química é a ciência que se preocupa em estudar as substâncias que fazem parte da natureza. Ela estuda a composição química dessas substãncias, preparação e  transformações que sofrem, bem como as energias que acompanham essas transformações. A Química procura ainda produzir novas substâncias.



Laboratório de Química do Colégio Érico Veríssimo -Alvorada-RS
Aula Prática de Laboratório- Colégio Érico Veríssimo- Alvorada-RS
                                                                              

quinta-feira, 7 de março de 2013

Conceito de Ciência


 
" A ciência é essencialmente um empenho ou esforço coletivo, que deve seu progresso a uma multidão de trabalhadores de todos os períodos e de todas as nações, os quais de acordo comum estão associados na busca da verdade e suas aplicações a melhoramento das condições do homem."

                                                       
                                                                                  Pierre Eugem Marcelim Berthelot.